Mundus Imperfectus

Mundus Imperfectus...onde a imperfeição do nosso mundo encontra a crítica social!

sábado, outubro 07, 2006

Delegação de Culpa, a Cena da Moda!

A competitividade que rege o quotidiano da nosa sociedade está cada vez mais virada para o individualismo o que nos leva a procurar o êxito pessoal, mesmo que isso implique prejudicar os outros!

Nos dias que correm é muito fácil competir, o que até poderia ser uma competitividade saudável não fosse a falta de civismo e as palas de burro que a maioria de nós, plebe, tem enfiada na cabeça!Sim, porque é bem mais fácil ser o melhor prejudicando o outro sem que se tenha feito nada para ser o melhor!

Numa sociedade "como deve ser", e não nesta républica das bananas em que todo o macaco quer ser rei, as leis seriam dirigidas para o bom funcionamento da mesma sociedade, a competitividade seria saudável e os objectivos comuns seriam traçados aproveitando essa competitividade interna. Já na nossa "sociedade", embora as leis sejam até dirigidas com o mesmo fim (as antigas pq as novas cada vez nos enterram mais) a sua aplicação é feita da maneira errada, os políticos pensam primeiro no bolso das calças e só depois se sentam para pensar no desenvolvimento do país e enquanto isso acontecer os pobres vão ficando cada vez mais pobres e os ricos cada vez ais ricos!Vamos ser um país de extremos e será bem mais fácil apontar o dedo ao outro...a chamada Delecação da Culpa que está em voga no nosso presente!
Para quê chatear-me a trabalhar quando posso ter uma mão no bolso a coçar a micose e com a outra faço turnos entre apontar o dedo ao outro e tirar o palito da boca!

Está na moda apontar o dedo por tudo o que acontece de errado...e enquanto isso acontecer (de notar que por vezes temos razão) vai ser dificil dar um passo em frente!

Viva a Delegação de Culpa, a Cena da Moda!!

5 Comments:

Blogger k8tye said...

Gosto deste texto... porque fala de uma das razoes pelas quais eu julgo que o nosso pais n evolui...
Na minha opiniao, hoje ninguém procura um trabalho, mas sim um emprego em que faça pouco e ganhe bastante... A competitividade não é porque julgamos ser melhores e queremos demonstrar o nosso valor...mas sim por inveja do outro que tem mais que nós...
É por isso que depois somos bombardeados com pessoas de outros paises.... mas desenganem-se...mais de metade das vezes estes chegam ao nosso pais para ocupar os postos de trabalho que os portugueses acham que não tem categoria para ocupar...
E enquanto vivermos na "fantasia", iremos sempre reclamar e comparar a nossa riqueza com a de outros paises... E enquanto continuarmos a desejar o melhor do nosso pais sem ter de mexer uma palha, vamos sempre tentar competir pelas razoes erradas....

Enfim...e amis havia por falar... mas so me apetece dizer mais duas coisas:

"os pobres vão ficando cada vez mais pobres e os ricos cada vez ais ricos"...isto faz-me lembrar uma musica...

"Está na moda apontar o dedo".... as pessoas esquecem-se que quando apontam um dedo a outra pessoa, tem tres a apontar para ela....


***

2:12 da tarde  
Blogger .anna. said...

bem visto, senhor manhoso, muito bem visto.
no entanto, se as unicas modas do país e do governo e supostos "governantes"(bla bla bla) fosse essa se calhar não teríamos chegado todos a este lindo estado de miséria mais ou menos acentuada.
ha tantas modas de estilo e riqueza, de roubo e corrupção, que essa moda me passa um pouco ao lado. apontar o dedo também eu aponto, para eles. mas não me serve de nada...

11:52 da manhã  
Blogger Frodo Baggins said...

A sobrevivência dos mais aptos... lei de Darwin... já não somos animais naturais, mas sim sociais e por isso regemo-nos pelas regras que a sociedade nos dita... seguimos os modelos dos bem sucedidos, e eles dizem-nos que para ter sucesso temos de ser arrogantes, pretensiosos e, claro, grandes cab*** uns em relação aos outros... com algumas derivações, óbviamente, porque dentro desta grande sociedade há mini-sociedades, como a da nossa profissão que podem fugir um pouco à norma mas vãio sempre dar ao mesmo

5:18 da tarde  
Blogger Laranja e Chocolate said...

Zorlac:

Nota Introdutória:
Se os nossos antepassados lessem o teu post votavam D. Afonso Henriques ao ostracismo... Agora eramos todos Espanhóis e felizes!

(Portugal é a república das bananas; A Suécia é melhor porque o clima frio estimula a produtividade e Espanha é melhor porque é Espanha etc.)

Cap. I
A competitividade é concorrência e esta é não é mais do que a luta entre vários agentes económicos com vista a obter a supremacia!
Numa economia de mercado como a das nossas plebeias vidas, há sempre a Mão Invisivel de Adam Smith para garantir aquela ordem natural sem que ninguém zele por ela, (ora o engenheiro cospe no sapato do arquitecto ora o arquitecto mija para a cerveja do engenheiro...)!!
Quanto às palas de burro até nem é mau, tendo em conta que visão frontal é para predadores e a lateral para as presas (digo eu, que não sei nada de zoologia)! Isto significaria que até tinhamos um espírito de competição verdadeiro e leal (como o leão que come a corsa, mas só mesmo porque tem que se alimentar)!

Cap II
Não posso deixar de discordar contigo quanto à questão das leis.
De facto temos boas leis a ser bem aplicadas e por mais incrível que possa parecer até se dirigem ao bom funcionamento da sociedade.
Mais: Portugal tem um bom sistema jurídico (que como tudo o que é bom, não é perfeito)!

Cap III
Os políticos pensam no bolso das calças 1º e depois no desenvolvimento do país...
Essa carapuça serve a toda a gente... Tirando o Dalai Lama (que por "divina providência" aparece em sonhos a uma série de gente por ser o escolhido.. Aí não há tentações).

Cap IV
Portugal vai ficando cada vez mais um país de extremos..
Porque as pequenas e grandes empresas precisam da Banca de Investimento para serem competitivas...
Porque a diminuição do investimento estrangeiro, devido à desproporcionalidade entre salários e produtividade, gera degradação dessas mesmas empresas...
Porque se calhar até se deviam ser promovidas as Parcerias Público-Privadas, etcccccc...

N.B.: Aqui se incluem politicas de emigração, políticas europeias com as suas incontornáveis directivas bem como políticas educacionais e outras tantas politiquisses!

Conclusão:

Com tantas variáveis p onde apontares o teu dedo acusador, logo foste delegar as culpas na Plebe!!
Porquê a Plebe????????? (q ainda por cima tem palas de burro)



Excelente texto... Embora não concorde com muita coisa!
Acho que apontar o dedo só por apontar é a tal Moda, mas apontar o dedo pode até ser construtivo
É importante levantar estas questões, seja num blog seja numa "tertúlia de café"... É importante tirar as palas de burro e tomar uma posição (seja ela qual for)!

7:06 da manhã  
Blogger zorlac said...

Exma. tátita

Agradeço a sua intervenção neste blog sendo que o seu profundo conhecimento sobre as leis decerto que irá fomentar uma bela troca de ideias neste nosso espaço virtual!

Quando me refiro às leis, acho que pelo menos a maioria concorda com o que digo, sei bem que temos um bom conjunto de leis para reger o nosso país só que mtas vezes a sua interpretação e aplicação não é feita da melhor maneira até pq todos sabemos que a interpretação das leis nem sempre é algo objectivo...No que se refere às novas leis tb penso que quase todos concordam cmg quando digo que das mtas vezes que estas são aprovadas nem sempre se pensa nos que andam cá fora a labutar sem opinar, nos que vão alombar com as consequências da sua aprovação!Refiro-me assim ao aumento da idade da reforma para os 65 anos...É bem verdade que mtas pessoas com 65 anos poderão desempenhar as suas funções sem grande problema, mas esquecem-se que em mtas profissões os 65 anos de idade são mtas vezes incapacitantes para o desempenho de funções laborais!

No que se refere às palas de burro, não nos podemos esquecer dos crocodilos que não tem uma visão dita "frontal" e são também eles predadores...e os tubarões?Pois parece-me que se em vez de termos uma visão "em frente" ou "para os lados" se alargármos o nosso campo de visão teremos mais vantagens...

Relativamente à carapuça de pensar primeiro no bolso das calças e só dps no bom funcionamento do estado português...Penso que com um pouco de inteligência todos entenderiamos que o bom funcionamento do estado iria levar a um aumento do capital e consequente enchimento do bolso...mas há mta gente que pensa o contrário e quando assim é nada a fazer...

Em relação à delegação da culpa...Não só delego na Plebe como em todos os que apontam o dedo indiscriminadamente, com ou sem razão!Não vejo problema nenhum em apontar o dedo se seguidamente vier uma crítica construtiva...coisa que não acontece!
Aqui no nosso cantinho à beira mar plantado apontasse o dedo por desporto!

2:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home