Mundus Imperfectus

Mundus Imperfectus...onde a imperfeição do nosso mundo encontra a crítica social!

terça-feira, outubro 24, 2006

As dúvidas persistem...

Alguem me explique a necessidade que algumas pessoas têm de se envolverem em “pseudo-mistérios” só para aparentarem ser interessantes (julgam essas pessoas)...
É que depois vamos a ver e os tais mistérios desvendam-se ridículos. (resta-nos então soltar uma gargalhada).
Há pessoas que se revestem de coisas que não são porque pensam que assim têm mais sucesso....na conquista! Sabem que mais? Guardem lá esses "pseudo-mistérios" e mostrem-se como são e vão ver que até aparentam ser mais bonitos!
É que às vezes até dá pena...
Mas as dúvidas persistem.... Fazem isto pelo prazer da sedução? Por insegurança? Por desejo de ter o que se mentalizaram que tinham de ter?
E já agora, a partir de que ponto é que o desejo dá lugar à teimosia? A partir de que momento é que aquilo que tanto se quis passa a ser apenas um capricho que depois de conseguido não satisfaz?

quinta-feira, outubro 19, 2006

As coisas que chateiam ( Parte II- Não mata, mas moi mais um bocadinho)

(continuação)

- As pessoas que dizem sempre "hah?" antes de responderem a qualquer coisa... Dando a ligeira impressão de não terem ouvido a pergunta, mas depois respondem sem nos dar tempo de repetir. Dá aquela irritação miudinha... AFINAL OUVIRAM!!!
-As que interrompem a conversa com frases "parvas" do genero: "lá tas tu a mentir outra vez" / "eu sou mentiroso e não minto tanto"...
-As que apanham uma conversa a meio e não param com as perguntas: "Mas quem?" / "A sério? Quando?"/ "Não... mas quem?"/ "Então mas porquê?... Pera ai, mas quem?"
-Quando repetimos 3 vezes uma coisa e alguém nos responde "sim, já percebi" e volta a fazer errado... Pergunta obrigatória: "Epah, então?" Resposta proibida: "Então o quê?" ( sai logo que nem um espirro: "DASSSSSSSEEEEE")
-As injustiças (as que derivam de mal-entendidos, porque julgo que estas podem ser resolvidas)
-A teimosia (que não permite que se resolva nada)
-As pessoas que andam de peito inchado, que dizem que fazem e acontecem... e no momento da verdade não passam de coelhinhos assustados.
-As que falam com a mania que sabem muito e opinam sobre tudo, mas se for preciso nem soletrar o nome conseguem...
-As que têm telhados de vidro, mas falam da vida dos outros...
- As pessoas que conduzem a 80 km/h na faixa da esquerda de uma auto-estrada... Tão devagar parece que estão parados!!
-Os modelos de todas as marcas de carros que andam para aí... denominados "Modelos Sem Pisca". Pois... podem parar de se stressar com isso. O problema não é do condutor, mas sim do modelo... (Era tão bom que assim fosse)
(Continua--- "Não percam o próximo episódio...porque nós também não"- frase que chateia de tão repetida :P )

terça-feira, outubro 17, 2006

É caro!? Então é bom!!



Pois é caros bloguistas, o nosso país chegou a um ponto tal que o governo decidiu aumentar as taxas moderadoras para convencer os portugueses que o Serviço Nacional de Saúde afinal até é bom!Bom é como quem diz...vá, jeitosinho!Assim assim...uma autêntica caca!

Todos sabemos que, muito por culpa dos governantes viciados em lucros, o nosso SNS está uma miséria!Eles ora querem que se produza mais em menos tempo, ora querem que se produza mais em menos tempo e com menos gente, ora querem que se produza mais em menos tempo e com menos gente e pagando ainda menos aos que cá ficam!!Um absurdo pensa o freguês deste blog...tal como todos os que trabalham no nosso estimado SNS e todos aqueles que a ele acorrem sempre que "há stresse". Todos conseguimos ver que é impossível menos os nossos gestores! Como já é complicado convencer os clientes, toca de tomar medidas drásticas!

É verdade, as taxas por internamento vêm aí e as taxas moderadoras vão aumentar!!
Como o comum portuga tem o pensamento retrógrado do "isto é caro por isso é bom" nada melhor que acenar com preços altos para os cliente e atirar areia para os olhos dos mesmos que se vêm confrontados com o mesmo cenário...a única diferença é que desta vez vão com um sorriso na cara porque acabaram de dar o cú e 3 tostões para serem atendidos!!

Agora comem e calam para não se armarem em espertos! Enquanto a mentalidade não mudar vamos sendo brindados com estes doces, cortesia dos nossos governadores!
Como já foi dito noutro post...somos pequeninos e gostamos de o ser!

quarta-feira, outubro 11, 2006

"Portugal dos pequeninos"

Falamos demais. Reclamamos demais. E exigimos de menos de nós mesmos.Somos pequenos. (do tamanho que der menos trabalho).
Gostamos que nos oiçam, que nos cedam atenção. Mas quando chega a altura de ouvir, estamos muito ocupados ou com pouca paciência para “aturar certas merdas”.
Gostamos de coisas dadas. Corremos e arregalamos os olhos para chegar primeiro. Passamos por cima de quem quer que seja (não queremos correr o risco de não chegar para nós). Mas o saber estar e respeitar, esse, rasga-nos a pele e perfura-nos o estômago.Somos pequeninos e gostamos disso.Para quê mudar?
Gostamos de ter razão. Faz-nos sentir bem. E para quê aprender com os outros, se estamos bem assim? "Para isso teria de discutir, e é melhor não entrar em discussões, para não me chatear”. Mas quando elas acontecem sem nos apercebermos, saímos de fininho. “É melhor nem tentar perceber. Há-de vir alguém dizer-me o que tenho de fazer. Há-de vir alguém fazer por mim.”
Gostamos do caminho mais fácil. E sorrimos contentes porque nem foi preciso conquistar.Adiamos tudo até a ultima. E quando chega a véspera, fazemos à pressa. “Podia estar melhor, mas vai mesmo assim”. Para quê esforçar um bocadinho mais, se conseguimos “safar”?
E falamos. Reclamamos. Mas deixamos os planos na mesa do café.Quando nos levantamos, somos pequeninos. Por dentro.
Queremos que o mundo mude, mas pela mão do outro.
E rejeitamos quem tem vontade, quem não se contenta, quem se revolta, quem quer fazer sempre mais qualquer coisa. Vemos sempre complicação, onde outros vêm vontade. Vemos sempre perdas de tempo, onde outros vêm engrandecimento.
É mais bonito mostrar que somos simpáticos e descontraídos, para no fundo não verem o quão vazios somos.
Somos pequeninos. E gostamos disso.


post re-editado

segunda-feira, outubro 09, 2006

As coisas que chateiam... (Parte I - Não mata, mas moi)

A maior parte das modas faz-me confusão... E depois existem outras coisas que igualmente são desagradáveis ...
Aqui ficam algumas...
- A linguagem da net, mais conhecida pela moda do "x", em que vale tudo menos escrever português... "axim fica difixil"
- "nina" - e a música dos Da Weasel repetida até à exaustão... MAS PIOR é "nina kida"
- Os filhos que tratam os pais por você...
"- Aiiii Matilde, pisou-me!
- Desculpe, mãe!"
- Os pais que tratam os filhos por você : " Oh Francisco o menino não sabe que não pode fazer isso...É deselegante!"
- "giríssimo" e todos os issimos... - Não há paciência!!
- A linha marinheiro- Parecendo que não... ENJOA;
- As futilidades;
- As fofoquices de quem não tem coragem de dizer a sua opinião directamente...
- A inércia de certas pessoas, que vivem na fantasia que as coisas caem do céu...
- As pessoas que começam as frases por "É assim... "
- As que introduzem no meio do seu discurso a frase " tás a ver? "/ " tás a perceber? "
- A moda do " coiso " que dá para tudo: " Tavámos lá e depois coiso" / "Se coiso, eu digo-te"
- As tertúlias de todos os canais de televisão, nos programas da manhã... - Ideia brilhante esta. Colocar gente importante: Carlos Castro na RTP, Maya e Claudio Ramos na SIC, e a Mãe da Gisela do Masterplan na TVI... a debater assuntos importantes para o desnvolvimento do nosso país: a roupa da 1ª dama que não a favorece, a Merche Romero que não anda bem e chora em público, a capa de uma revista que mencionava um caso do Mantorras...
- A moda dos " morangos com açucar "... Os cabelos com crista à Zé Milho, cabelos despenteados à frente dos olhos (ao ponto de evitar que vejam a sua figura ao espelho) ... Geração rebelde- qualquer coisa que usem tem de "mandar cenário"... Já para não falar que o mundo pára entre as 18h e as 20h...- altura de mais umas aulas... É importante alimentar a parvoice!!!
- A moda "Floribela"... Mau demais... Sem comentários...
(continua...)

sábado, outubro 07, 2006

Delegação de Culpa, a Cena da Moda!

A competitividade que rege o quotidiano da nosa sociedade está cada vez mais virada para o individualismo o que nos leva a procurar o êxito pessoal, mesmo que isso implique prejudicar os outros!

Nos dias que correm é muito fácil competir, o que até poderia ser uma competitividade saudável não fosse a falta de civismo e as palas de burro que a maioria de nós, plebe, tem enfiada na cabeça!Sim, porque é bem mais fácil ser o melhor prejudicando o outro sem que se tenha feito nada para ser o melhor!

Numa sociedade "como deve ser", e não nesta républica das bananas em que todo o macaco quer ser rei, as leis seriam dirigidas para o bom funcionamento da mesma sociedade, a competitividade seria saudável e os objectivos comuns seriam traçados aproveitando essa competitividade interna. Já na nossa "sociedade", embora as leis sejam até dirigidas com o mesmo fim (as antigas pq as novas cada vez nos enterram mais) a sua aplicação é feita da maneira errada, os políticos pensam primeiro no bolso das calças e só depois se sentam para pensar no desenvolvimento do país e enquanto isso acontecer os pobres vão ficando cada vez mais pobres e os ricos cada vez ais ricos!Vamos ser um país de extremos e será bem mais fácil apontar o dedo ao outro...a chamada Delecação da Culpa que está em voga no nosso presente!
Para quê chatear-me a trabalhar quando posso ter uma mão no bolso a coçar a micose e com a outra faço turnos entre apontar o dedo ao outro e tirar o palito da boca!

Está na moda apontar o dedo por tudo o que acontece de errado...e enquanto isso acontecer (de notar que por vezes temos razão) vai ser dificil dar um passo em frente!

Viva a Delegação de Culpa, a Cena da Moda!!

quinta-feira, outubro 05, 2006

Menino bolha

Não sei se estão lembrados da história de David Vetter.... O menino que morreu aos 12 anos em 1984 e que tinha passado maior parte da sua vida dentro duma enorme bolha de plástico estéril, que o isolava do mundo...
Falo desta história porque parece-me que anda muita gente prai a fazer o mesmo...
No entanto, o que na altura era o unico tratamento possivel para a sua imunodeficiencia... Hoje, parece-me ser mais um recurso para resguardar esta onda de egoismo que tende a aumentar... A unica diferença é que hoje a bolha não é de plástico, aliás, a bolha é invisivel, quase ao jeito da bolha Actimel... mas o efeito é o mesmo..... isolarmo-nos...
Na altura, lutava-se contra uma doença...hoje, parece que se cria uma...
Na altura, tirar o menino da bolha podia mata-lo.... hoje, querem todos ter uma bolha para se sentirem seguros.
É por isso que vemos cada vez mais uma excessiva vaidade, pretensão, orgulho e presunção a nascer de qualquer criatura...
É tanto que os pais não tem controlo nos filhos... Sim, porque estes nascem logo em bolhas e não precisam de ninguém para lhes dizer o que fazer...
É tanto que já não nos entregamos, já não nos damos sequer...socializamos e quando assim tem de ser....
Cada um faz o que quer...e nem sempre o que pode...

Cada vez mais penso que a bolha não era assim tão estéril e o menino da bolha deixou descedentes... Coitado... foi pai cedo e morreu aos 12 anos... não teve tempo de ensinar que amor-próprio é uma coisa bem diferente...

O FACTOR "C"



Enganados estão aqueles que julgam que o Mundo gira em torno do sol!
Gira sim mas em torno do FACTOR C!~

O que é o factor C, perguntam vocês?

Cu, colhões, Cona?

O CARALHO?

Às vezes é sim.. Noutras não... É só um colhão!

Um colhão de um gajo k entrou num bules primeiro que eu porque conhecia o primo, do amigo, do enteado, do afilhado, de um sub-alterno do patrão (reparem como, de forma inteligente e altamente linguística, patrão rima com colhão).

E quem o faz o k é k é? Ah pois é! É um CABRÂO!

Mas sabem uma coisa! Eu também quero ser! Porque eu quero viver! Ou deverei dizer sobreviver!

Porque neste mundo quem não tem factor C, acaba por ficar com ele na mão.. Deixo o quê à vossa imaginação!

E vocês, têm o factor C?

segunda-feira, outubro 02, 2006

Para começar...

Para começar deixo-vos uma pequena "verdade" que infelizmente é algo de muito real no nosso mundo...

De acordo com o blog A Armada Invisível "A Justiça no nosso país devia ser tipo a Nossa Senhora...Convem aparecer de vez em quando senão a dúvida instala-se!"

Ora pois bem...é neste estado que o nosso país está, é disto que ele vive, é disto que o povo gosta!Ora é o caso Apito Dourado em que os supostos mafiosos do nosso futebol são julgados para parecer bem, onde se finge atingir em larga escala os responsáveis pela falta de verdade desportiva no chamado "Desporto Rei" e onde os prósprios réus são avisados que vão ser chamados a interrogatório para que se preparem...Já estou a imaginar "Sr. Pinto da Costa?Olhe, não sei se o apanhei em má altura mas queria avisá-lo que o vamos chamar para interrogatório daqui por 2 ou 3 dias!Era só para ter a certeza que se preparava com tempo não vá dizer alguma coisa que não convém e ainda temos de devolver a verdade desportiva ao nosso futebol!"

Decerto que todos compreendemos que o futebol com verdade desportiva está quase equiparado a um pão sem sal...


Outro caso bastante engraçado é o da Casa Pia onde parece que em vez de fazerem progressos andam para trás (sem piadas sff!), onde afinal as testemunhas não estão em condições de prestar declarações e onde identificar o "membro dormente" do Sr. 1 2 3 com todos os pormenores parece não ser suficiente para incriminar um indivíduo que chora na T.V. sensionalista para que tente manter a sua inocência, esquecendo que tudo indica o contrário...


É neste estado que o nosso pequeno país à beira mar plantado, com uma das mais priveligiadas posições geográficas da Europa se remete à sua insignificância, embarca em histórias dignas de filmes de Hollywood e se deixar afundar em tretas políticas sem interesse para o desenvolvimento...